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É no Google que as pessoas pesquisam o que fazer, aonde ir e o que comprar. Seu anúncio pode ser exibido na nossa rede no momento exato em que uma pessoa estiver pesquisando produtos e serviços como os seus.

Seja no computador ou no dispositivo móvel, um anúncio exibido no momento certo pode transformar as pessoas em clientes valiosos.

Google Ads (AdWords): o que é, como funciona e como você pode utilizá-lo a seu favor

 

O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google (previamente chamada de Google AdWords).

Por meio dele, você pode divulgar produtos e serviços na internet de forma rápida e eficiente, pagando apenas quando as pessoas clicarem para visitar o seu site, visualizarem um conteúdo ou ligarem para a sua empresa.

Uma das muitas vantagens do Google Ads é fazer com que o seu anúncio seja exibido no momento certo, para as pessoas que estão procurando aquilo que você oferece.

Seja pelo computador ou dispositivos móveis, seus potenciais clientes podem encontrar links patrocinados quando estiverem fazendo uma busca no Google, assistindo a vídeos no Youtube ou visitando sites parceiros da plataforma.

Ajuste as suas campanhas.

Edite o orçamento, público, opções de posicionamento e criativo, incluindo edição de anúncios múltiplos de uma só vez. Você pode pausar, duplicar ou reiniciar as suas campanhas de anúncios a qualquer momento.

Bons motivos para anunciar no Google Ads

Um bom anúncio deve alcançar as pessoas certas e no melhor momento. Por isso o Ads é uma excelente opção para quem quer promover seu negócio, produto ou serviço de maneira direcionada, segmentada e também mensurável.

Continue lendo e conheça os detalhes de cada um dos diferenciais que só o Google Ads pode fornecer ao seu negócio.

Potencial

O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo e isso não é novidade. O famoso termo “google it” já ultrapassou barreiras culturais e se tornou algo onipresente na vida das pessoas. Quando temos uma dúvida, imediatamente procuramos respostas no Google.

O buscador é utilizado para tirar dúvidas e encontrar informações relevantes sobre locais, produtos e serviços.

Esse momento de interesse possui um grande potencial, já que, se uma empresa possui a solução para algum problema, nada mais pertinente do que estar lá e se oferecer para resolvê-lo.

De acordo com a StatCounter, até o fim de 2019, o Google era detentor de 92,71% das buscas realizadas em desktop e mobile.

Já no Brasil, o Google detinha em torno de 97,27% do market share de pesquisas.

Isso, por si só, já é motivo suficiente para uma empresa, seja ela grande ou pequena, querer exibir seus anúncios nos resultados de pesquisa.

Poder de Segmentação

Além de oferecer anúncios em momentos de alto interesse das pessoas, o Ads permite a utilização de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz. Confira abaixo as segmentações disponíveis:

  • Keywords ou palavras-chave: os anúncios serão exibidos para as pessoas que realizarem alguma busca no Google utilizando palavras ou frases que representem os produtos e serviços.
  • Segmentação por tópicos e canais: a plataforma permite escolher algum tópico específico (por exemplo: receitas de doces caseiros) e os anúncios serão exibidos em vários sites sobre esse tema. Também é possível escolher canais específicos do Youtube para veicular anúncios, no caso de campanhas feitas nessa plataforma.
  • Público-Alvo: com segmentação por público-alvo é possível exibir anúncios para pessoas que tenham um perfil estratégico para a sua empresa, mesmo quando essas pessoas estiverem navegando em websites, usando aplicativos ou assistindo vídeos que não estejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços.
  • Local de exibição do anúncio: é possível escolher onde os anúncios serão exibidos: em mecanismos de pesquisa, sites comerciais ou sites pessoais (blogs, por exemplo).
  • Idade, local e idioma: a plataforma permite escolher a idade, a localização geográfica e o idioma de quem será impactado pelos anúncios.
  • Programação (dias, horários e frequência): existe a possibilidade de exibir os anúncios em determinadas horas ou dias da semana, e escolher a frequência de exibição desses anúncios.
  • Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos (computadores, laptops, tablets e smartphones), e você pode ajustar quando e em quais deles seus anúncios vão aparecer.

Essas são as segmentações dentro do Google Ads, que ainda conta com a possibilidade de combiná-las para exibir anúncios criativos e com relevância, tornando o anúncio muito mais eficiente do que qualquer outro meio de mídia.

Controle de investimento

Com o Ads, o anunciante tem total controle sobre os valores investidos. É possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.

Também é possível fazer com que a cobrança seja realizada apenas quando o anúncio receber cliques (CPC), a cada 1000 impressões (CPM) ou somente quando ocorrer alguma conversão no site (CPA, ou Custo Por Aquisição). 

Caso o anúncio seja em formato de vídeo, também existe o CPV, que é o Custo Por Visualização. Nele, você paga quando a pessoa assiste a 30 segundos do seu vídeo (ou ao vídeo inteiro, caso ele tenha uma duração menor do que essa) ou interage com um elemento interativo (como um botão de Call to Action), o que acontecer primeiro.

Avaliação do ROI (Retorno sobre o investimento)

Utilizando o Ads, o anunciante tem em mãos informações valiosas sobre a interação do público com seus anúncios.

É possível contabilizar as impressões e os cliques e, principalmente, saber se quem clicou realizou alguma conversão no site (como realizar uma compra, entrar em contato por formulário, fazer o download do seu aplicativo ou telefonar para fazer um pedido).

Também é possível “acompanhar” essa pessoa, e exibir novos anúncios por meio de remarketing. Tudo isso é devidamente contabilizado, para que o anunciante tenha números que vão ajudar a comprovar o retorno do investimento no Ads.

Com as informações oferecidas pelo Ads, o anunciante pode identificar quais anúncios receberam cliques e quais não estão com boa performance, priorizando o investimento onde o retorno for melhor. Esses insights, quando devidamente acompanhados, poderão aumentar o seu retorno.

A plataforma permite ver muitos outros dados valiosos, incluindo:

  • a taxa de cliques (CTR) dos seus anúncios: ela mede, em porcentagem, quantas vezes o seu anúncio é clicado a cada 100 vezes em que ele aparece. (Quanto maior for o CTR, melhor);
  • o Custo Por Clique médio das suas palavras-chave;
  • o número de conversões trazidas por cada um dos anúncios, grupos de anúncios ou campanhas;
  • o custo por conversão;
  • a quantidade de impressões (ou seja, a quantidade de vezes que o seu anúncio foi exibido em alguma página).
  • e muito mais.

Além disso, ferramentas de análise, como o Google Analytics podem e devem ser utilizadas para saber mais sobre os hábitos de compra de clientes, como, por exemplo, por quanto tempo eles tendem a pesquisar seu produto antes da compra, ou em que ponto do site podem estar abandonando o processo de compra.

Se você quer aumentar suas análises e com isso melhorar os resultados com o Google Ads, baixe o Guia Completo do Google Analytics e aprenda a usar essas duas ferramentas como aliadas na sua estratégia de sucesso!

CUSTO

O Ads é uma mídia relativamente mais barata do que outras tradicionais, ou até mesmo se compararmos com outros sites que oferecem espaço para publicidade (grandes portais, por exemplo).

Basta pensarmos no valor que é necessário para investir em mídia convencional, como TV, rádio e outdoor, e na capacidade de medir os resultados: é muito difícil mensurar e comprovar o retorno de uma mídia tradicional.

No Ads é possível começar com pouco, sentir o retorno e avaliar o comportamento do público, e só assim aumentar o investimento, gradativamente.

“Mas já me disseram que está ficando caro. É verdade?”

Ao longo dos anos, é normal que o custo por clique das palavras-chave de determinados nichos se elevem, e isso acontece por causa da entrada de novos concorrentes. Independente disso, a mídia continua sendo uma das melhores opções para se obter um rápido e mensurável retorno de investimento.

Vale levar em consideração se as campanhas foram feitas por alguém que entende do assunto. Se a campanha não for feita e otimizada com os devidos cuidados, o Ads pode ser tornar bem mais caro do que deveria.

Sempre faça sua campanha com alguém que entende do assunto, ou procure informações para não cometer nenhum erro.

Agora que já conhecemos o Google Ads, todas as novidades e suas vantagens, vamos conhecer mais a fundo todas as possibilidades que a ferramenta possui e entender mais sobre seu funcionamento e subdivisões.

Caso queira se aprofundar e saber mais como funciona os anúncios, acesse o COMBO ESPECIALISTA EM ANÚNCIOS FACEBOOK ADS + GOOGLE ADS preparamos para você o um.

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Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento. Provérbios 9:9